POEMAÇÃO

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

SÓ OS IDIOTAS SÃO FELIZES

       

       Nesse primeiro post de 2015 é necessário que eu preste uma homenagem e minhas condolências aos amigos e familiares dos cartunistas e jornalistas mortos por atiradores em Paris no atentado a sede da revista "Charlie Hebdo" entre os mortos quatro artistas expressivos: Charb(Stéphane Charbonnier, Georges Wolinski, Cabu(Jean Cabut) e Tignous( Bernard Verlhac).
     Ameaçada por fundamentalistas muçulmanos a revista estava sob proteção policial inclusive dois foram mortos no atentado, as caricaturas publicadas do profeta Maomé enfureceram os brios religiosos. Mas afinal qual o limite da imprensa e da arte? Para a primeira existe a fidelidade aos fatos e o direito de resposta entre outras regulamentações que variam de uma "democracia" para outra, agora quanto a arte essa não se submete a nenhuma regra nem limite já que no seu cerne esta o ato criativo.
    As religiões tem enorme importância naquilo que nos torna humanos é um dos quatro pilares da nossa humanidade e da forma como entendemos o mundo, junto com a Ciência a Filosofia e a Arte completa a nossa perspectiva da vida. A busca pela transcendência completa a nossa humanidade perante o desconhecido num contexto holístico. Mas como um fenômeno social e cultural estão disponíveis para analises e avaliações e interpretações diversas ou seja o "sagrado nas religiões" é sagrado para aqueles que acreditam e lhe são fieís, para nosotros ateus é somente mais um dado no conhecimento humano. Viva o mundo livre e só os idiotas são felizes.

Nenhum comentário: